ASTRALBR lança a campanha “Seja um agente de transformação!” para o Dia Mundial da Conscientização dos Transtornos Alimentares 2022

No dia 02 de junho acontecerá o Dia Mundial da Conscientização dos Transtornos Alimentares. Desde 2016, um grupo de especialistas, de mais de 50 países do mundo, incentiva ações para quebrar estigmas e romper o silêncio que ainda pairam sobre as pessoas que sofrem dessa grave doença.

No Brasil, a Associação Brasileira de Transtornos Alimentares – ASTRALBR, que  congrega mais de quarenta grupos especializados de diversas regiões do país, promoverá a campanha com o tema: “Seja um agente de transformação!”.

A ação contará com a publicação de uma série de vídeos e cards informativos para as redes sociais da ASTRALBR produzido em colaboração com profissionais de saúde especializados, que também participarão de transmissões ao vivo nas plataformas Instagram e YouTube.

Os transtornos alimentares são uma síndrome psiquiátrica com prevalências cada vez maiores na população mundial, e no Brasil, os dados também são alarmantes. Estima-se que milhões de brasileiros sofrem de algum transtorno alimentar, mas nem sabe que sofre. Reconhecer os sinais e sintomas para buscar ajuda especializada pode impedir a cronificação do quadro, o que exige mais tempo de tratamento.

Além de conscientizar, o objetivo da campanha deste ano é trazer à tona a reflexão de que cada pessoa pode ser um agente de transformação nos seus núcleos sociais, e assim contribuir com a prevenção, uma vez que o tratamento possui um custo elevado, devido a necessidade de uma equipe multidisciplinar especializada.

Baseado em evidências, a prevenção dos transtornos alimentares se faz estimulando uma alimentação saudável e adequada – livre da cultura da dieta e da culpa, um estilo de vida ativo sem foco exclusivo no peso corporal, e o incentivo a construção de uma imagem corporal positiva.

A agenda de transmissões ao vivo conta com duas discussões no YouTube. Confira a programação:

 

31 de maio (terça-feira), às 20h – Live no YouTube sobre “Como identificar e lidar com os transtornos alimentares?”

Nesta live, a psiquiatra Bruna Boaretto, a endocrinologista Priscilla Gil, a nutricionista Fabyana Silva Francisco, e a psicóloga Patrícia Xavier vão discutir sobre os desafios que familiares vivenciam ao lidar com transtorno, a dificuldade de receber um diagnóstico e os obstáculos enfrentados até chegar num tratamento especializado. O tratamento precoce é um dos fatores que contribuem para a melhora do quadro, por isso, também será pautado como os profissionais da atenção básica de saúde podem ser agentes de transformação.

Clique aqui para acionar o lembrete e compartilhar esta live!

 

01 de junho (quarta-feira), às 20h – Live no YouTube sobre “Como ser um agente de prevenção?”

A nutricionista Karin Dunker, membro do conselho técnico da ASTRALBR e uma das referências em prevenção no Brasil, mediará uma conversa com os profissionais de educação física Pedro Carvalho e Ana Amaral. Pedro apresentará suas ações de prevenção com base na dissonância cognitiva que tem sido evidenciada como uma das estratégias mais efetivas para reduzir a internalização da magreza e aumentar a crítica sobre a mídia. Já Ana Amaral representará a UNICEF, apresentando o chatbot Topity, uma mistura de game e conversa que mostrou melhorar a autoestima de adolescentes brasileiros. A nutricionista Erika Romano também participará dividindo sua experiência como autora da coleção de livros infanto-juvenis chamado “Prevenção sem danos”.

Clique aqui para acionar o lembrete e compartilhar esta live!

 

Acompanhe as publicações nas mídias sociais ao longo de toda semana em nossas redes sociais @astralbr.