A Semana de Conscientização sobre o estigma do peso (Weight Stigma Awareness Week) foi criada pela Associação de Transtorno da Compulsão Alimentar (Binge Eating Disorder Association – BEDA) como um evento on-line anual na última semana de setembro para educar o público sobre o estigma de peso e focar na percepção das crianças sobre a discriminação baseada no peso.
A Associação Americana de Transtornos Alimentares (NEDA) e outras instituições sérias, aderiram à essa semana porque verificou-se na literatura científica que quanto maior é o estigma do peso na juventude, maior é a presença na vida adulta de transtornos alimentares (principalmente a compulsão alimentar), sintomas depressivos, ansiedade e insatisfação com a imagem corporal.
No Brasil, desde 2019 a Associação Brasileira de Transtornos Alimentares (ASTRALBR) promove essa campanha. Com o tema “Pare o Papo de Peso (Fat Talk)”, a campanha de 2022 da Semana de Conscientização sobre o Estigma do Peso começa dia 26 até 30 de setembro.
O termo Papo de Peso é uma adaptação brasileira para “Fat Talk”, que foi criado pela antropóloga Mimi Nichter para definir a ação de falar sobre o nosso corpo ou sobre os de outros de forma depreciativa – com base em padrões irreais de beleza. Esse papo pode trazer prejuízo na auto estima, levar a insatisfação corporal, aumento do estigma do peso e reforço da gordofobia, e, predisposição ao desenvolvimento de Transtornos Alimentares (TA). Por isso, pare com o papo de peso!
Confira as redes sociais da ASTRALBR para não perder os conteúdos elaborados para esse evento.