O papel da medicina no tratamento dos transtornos alimentares

 

Os transtornos alimentares de maior frequência na população geral são anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno da compulsão alimentar (TCA). A literatura médica mundial já estabeleceu que a melhor maneira de se tratar qualquer desses transtornos é com equipe multidisciplinar, sendo o médico o líder desse time.

Dentre as atribuições médicas temos a realização de uma consulta detalhada do cliente, a fim de avaliar a intensidade e gravidade dos sintomas do transtorno. Com isso, pode-se realizar o diagnóstico clínico adequado de sua condição física e psíquica. Caso seja necessário, serão solicitados exames complementares (de sangue, de imagem etc). Também será realizada a investigação de comorbidades clínicas e psiquiátricas, muito frequentes nesses transtornos.

A terapêutica será indicada de acordo com cada caso. Em relação à anorexia nervosa, a indicação de medicamentos ocorrerá em casos que haja comorbidade psiquiátrica ou em refratariedade ao tratamento. Já para bulimia nervosa ou TCA, há alguns tipos de psicofármacos que trazem melhora nos episódios compulsivos observados no quadro clínico.

Cabe também à área médica a decisão do local de tratamento, que pode ser inclusive em regime de internação, de acordo com características do cliente.

AMBULIM vem realizando tratamento de transtornos alimentares há mais de 25 anos, contando com o trabalho multiprofissional. Não hesite em procurar ajuda caso apresente algum problema alimentar.

 

Fábio Tapia Salzano, graduado em medicina pela FMUSP, residência médica em psiquiatria pelo IPq HCFMUSP, mestrado em Ciências pela FMUSP, vice coordenador do AMBULIM (Programa de Transtornos Alimentares do IPq HCFMUSP).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *